06 outubro 2014

DERMATITE PSICOGÊNICA FELINA

DERMATITE  PSICOGÊNICA  FELINA

A alopecia psicogênica é um distúrbio comportamental que se manifesta através do arrancamento ou lambedura  dos pelos, provocada por toalete (grooming) excessiva ou inadequada. Cuidados excessivos de toalete fora de contexto pode ser   um comportamento obsessivo-compulsivo deflagrado por ansiedade e estresse por fatores ambientais, como por exemplo:  mudança de ambiente, doença, cirurgia, mudança de rotina, mudança no convívio com outros animais e pessoas.

Como a maioria dos gatos passa grande parte do dia fazendo toalete, o proprietário pode não perceber que as falhas de pelos são auto induzidas, além disso muitos gatos também podem esconder-se para realizar o toalete excessivo ou o arrancamento dos peles. Gatos de raça pura, com comportamentos nervosos, sensíveis, ciumentos são possivelmente predispostos, mas pode ocorrer em qualquer raça, inclusive em gatos sem raça definida.

A falha de pelo ocorre quando o gato faz a toalete com agressividade suficiente para remover os pelos, mas não vigorosa suficiente para machucar a pele, que em geral se encontra íntegra, sem sinais de inflamação. A falha de pelo pode ser localizada, regional, multifocal ou generalizada e podem ocorrer em qualquer parte do corpo que o gato consiga lamber, sendo mais frequentemente observada na face interna das pernas anteriores e posteriores, região inguinal, perineal e abdômen ventral. A falha de pelos pode ter uma apresentação simétrica e bilateral. Os proprietários podem notar presença de pelos nas fezes e também pelos vomitados com frequência.

A dermatite psicogênica deve ser diferencia de doenças que causam coceira e que também podem ser auto induzidas, como: dermatite alérgica à picada de pulgas, alergia alimentar, atopia, ácaros (escabiose, queiletielose, linxacariose, demodicidose, otocariose),  ectoparasitas (pulgas, piolhos) e dermatofitose.

O diagnóstico da alopecia psicogênica é estabelecido mediante a exclusão das doenças descritas acima que podem resultar em falhas de pelo e coceira, e no histórico de um evento estressante.

O tratamento para dermatite psicogênica é realizado por meio de drogas que visam modificar o comportamento, e principalmente, na identificação e eliminação dos fatores externos estressantes que possam ter desencadeado o quadro,  e assim interromper o comportamento obsessivo-compulsivo/ansiedade, que desencadearam o quadro de alopecia auto induzida.

Em alguns animais, o tratamento pode ser interrompido após 3 a 6 meses o início do tratamento sem recidivas do quadro, em outros animais porém, o tratamento precisa sem mantido por tempo indeterminado.